[DICA] 01 – Pare de ficar revisando

Fala galera, já estamos em fevereiro e as ideias não param de chegar, as histórias não param de acontecer. Tem muita coisa sendo escrita aqui para vocês. Mas para hoje estamos começando uma nova série de publicações no site.

Já não é incomum as pessoas virem até mim para perguntar sobre escrita, sobre histórias, disciplina, publicação e afins, bem, por isso estamos inaugurando uma série de Dicas que podem vir a ser úteis para quem estiver começando e até pra quem já não é tão novo assim.


Começando com uma das dicas que considero ser uma das mais importantes e que me fez dar um grande salto na minha produção: Revisar é pra depois.

Meu maior problema até pouco tempo era que eu não conseguia aceitar o meu primeiro capítulo, não conseguia seguir em frente com a história porque toda vez que eu sentava para escrever metia na cabeça que eu “tinha que ler o que já tinha feito para saber onde estava e entrar no clima da história”. Isso era um erro que causava uma revisão sem fim. Todos os dias eu revisava o capítulo e não conseguia parar, a história não avançava.

Então, certo dia eu parei e olhei apenas a última linha do capítulo. A última linha que tinha feito. Pensei nela por alguns instantes e decidi não voltar, decidi deixar de revisar.

“Como eu posso revisar uma coisa que ainda nem está pronta?”, eu pensei.

Escrever é algo que precisa de disciplina, então, domine esse instinto de querer fazer algo perfeito de cara e termine sua história. Quando terminar, só aí, volte e leia o que fez.

Uma história que precisa de melhorias, mas terminada, é melhor do que uma história incrível que nunca fica pronta. Ou você acha que vai conseguir escrever uma obra prima logo na primeira tacada? Não, você vai precisar de muito tempo trabalhando. Então, vamos trabalhar!

Vamos escrever!

Outras dicas em: Dicas de Escritor

Anúncios

2 comentários sobre “[DICA] 01 – Pare de ficar revisando

  1. Ótima dica! O que me faz lembrar de uma frase do Hemingway (se não me engano): “O primeiro rascunho de qualquer coisa é uma merda.”
    Eu tenho esse problema de já começar a revisar sem nem ter terminado o primeiro paragrafo e comecei a notar que isso é bem prejudicial. Além de parecer que aquele texto nunca fica pronto também parece que ele nunca está bom o suficiente.

    Curtido por 1 pessoa

    • A revisão eterna nunca deixará o texto ficar pronto e, também, nunca estará bom o suficiente. A autocrítica é um problema quando em excesso, queremos nos comparar aos nossos autores favoritos e nos sentimos fracos, só que esquecemos que não somos eles, não dá pra ser todo mundo um Tolkien, um Gaiman ou King, precisamos nos lembrar que só há um de nós e é isso que importa. A nossa visão é que tem que ser vista quando escrevemos, não a dos outros.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s