[RESENHA] A fantástica jornada do escritor no Brasil – Kátia Regina Souza

A_FANTASTICA_JORNADA_DO_ESCRIT_1498845663691258SK1498845663B

“Um livro fundamental para quem deseja ser escritor ou está começando na carreira. Embora foque na literatura fantástica, aborda de forma franca e clara questões palpitantes do mercado editorial, como a dificuldade de encontrar uma editora, a publicação independente, as armadilhas a que o autor iniciante está sujeito, as desilusões e as pequenas conquistas. Mais do que traçar a trajetória de uma geração importantíssima de autores, A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil é um documento sobre essa grande quantidade de leitores-escritores surgida com a Era Digital”.


ISBN-13: 9788568175781
ISBN-10: 8568175783
Ano: 2017 / Páginas: 173
Editora: Metamorfose


Opinião do L. J. Lunewalker

“Se você não tem paciência para esperar por isso – sendo isso a sua história ficar pronta e todo o processo de revisão e produção – você está no ramo errado”.

Olha, eu sei que faz um bom tempo que estou sumido do site, que não tenho publicado, mas hoje eu estou trazendo uma resenha especial. Uma publicação que me foi um prazer imenso de produzir. Estou aqui com o livro ao lado do computador enquanto digito e estou em amores completos pela obra. Acho que nunca me senti tão animado com um livro-reportagem assim antes, talvez também nunca tenha ficado tão animado com um livro que tenha um assunto assim. Literatura Fantástica. Fantasismo. Produção Literária.

Sendo sincero, eu não me lembro quando foi o processo de seleção para o pessoal dos blogs para receber uma cópia do livro, mas eu me lembro que a minha cópia chegou e eu nem estava em casa – pepinos, meus amigos, pepinos – mas logo que eu consegui, apanhei o exemplar e comecei a devorá-lo.

De todos esses anos, procurando, estudando e pesquisando sobre a literatura, sobre o meio não o método, aprendendo com erros e acertos – deixo vocês decidirem qual o placar – acho que eu nunca tive um professor melhor do que esse livro.

O que fez essa obra tão especial pra mim?

A maneira com que foi trabalhada. Com certeza. Um livro-reportagem muito bem feito, entrevistando mais de cinquenta autores do meio LitFan, Kátia nos presenteou com um guia do que fazer e do que não fazer, de como esperar e como agir até. Eu juro que aprendi mais do que imaginava quando me deparei com o formulário. Sempre temos coisas para aprender, até um cachorro velho pode aprender uns truques novos se ele quiser. Foi o meu caso. Aprendi muito e fiquei – cada palavra – mais animado com o ramo.

Alguns dos autores, não todos, eu conhecia. Alguns mais próximos que outros – E aí Musashi! –, alguns conversamos apenas pela internet – oi Jana! – e usando frases do livro: fazer amizades é muito importante. Melhor do que ficar de intriga achando que o colega é melhor que você por X ou Y, por que não chegar e trocar uma ideia? Conversar e aprender? Ensinar, aprender, sempre dá em uma conversa simples. Cada vez que falo com um amigo do meio consigo aprender algo e – espero – que também possam aprender algo comigo.

Um outro lado importante da obra foi o espaço dado aos editores, os profissionais que andam conosco em nossa jornada, eles tiveram muito que falar e me deixaram pensando em muito sobre como agir diante de uma editora, do que esperar, de como é o processo todo – e tem umas coisas aqui e ali que não posso contar agora, mas logo quem sabe?

05

Minha nota final para a obra foi uma nota perfeita e eu queria recomendar para TODOS os que desejam entrar no meio da literatura fantástica que encontrem o exemplar, consigam – não tá difícil de achar, só entrar na página da Kátia – e leiam. Devorem. Encontrem os conselhos que te faltam para seguir em frente. Ah, claro, tenham paciência. Se você não sabe esperar, vai ter que encontrar um jeito de aprender.

P.S.: Espero que numa próxima oportunidade eu já possa até aconselhar alguém e entrar na lista de autores, vai que dá, h-eh.

PADRIMGostou do conteúdo? Quer ajudar com a produção de mais e mais coisas como essas? Apadrinhe o Diário Lunar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s