[NANOWRIMO] Minha experiência ao longo dos anos

 

[NANOWRIMO] Minha experiência ao longo dos anos


Fala galera, voltando dos mortos e renascido como uma fênix louca e alcoolizada, o Andarilho da Lua vem carregado de novas energias em suas palavras e nesta publicação vamos dedicar o tempo ao tema do mês de novembro: NaNoWriMo!

Dia 22 - Resultado do dia


É, olhando essa imagem parece mesmo que foi fácil, não é?

Foi nada!

Eu participo do Nano há, mais ou menos, cinco anos. Eu não me lembro direito porque nesse tempo todo fui me atropelando com problemas de computador queimando e arquivos sendo perdidos – ou destruídos mesmo – mas se tem uma coisa que eu sei é que não foi nada fácil.


Mas, espera aí! Que diabos é isso aí que você tá falando?

NaNoWriMo significa National Novel Writing Month, o mês “nacional” de escrever livros que já não tem mais nada de nacional. É um projeto que incentiva escritores no mundo inteiro a escreverem (de verdade!). Dentro de um mês você precisa escrever 50 mil palavras. E, olha, isso sim é que eu chamo de desafio!


Quando eu comecei o meu primeiro nano, era época de provas finais na faculdade, então… Claramente foi um período complicado de passar, não consegui me concentrar na escrita e meu primeiro projeto fracassou miseravelmente – arrisco até a dizer que morreu na praia, não me lembro nem se tive tempo de criar um arquivo dele além das trocentas anotações feitas no caderno.

O segundo e terceiro nanos foram a mesma história, complicado de conseguir me concentrar com tanta pressão em cima dos meus ombros. Embora o terceiro tenha sido mais um caso de estafa mental do que qualquer outro fator, eu não consegui manter o ritmo de uma maneira saudável e fui forçado – quase que na marra – a desistir para não ter problemas de saúde maiores.


NaNo-2017-Participant-Facebook-Cover


Só quando o quarto ano de nanowrimo chegou que eu, finalmente, consegui vencer!

Ano passado eu venci.

Tive o apoio certo, tive o tempo certo, o planejamento perfeito, foi um ano em que tudo correu a meu favor. Claro, tinha gente falando pra eu pegar leve por causa do ano passado. Foi duro não me deixar levar e forçar mais do que devia, mas eu consegui manter tudo num ritmo bom e, no fim, consegui a vitória!

No 22º dia de novembro de 2016, Contos Desenterrados foi concluído em seu primeiro rascunho! Ele até concorreu ao prêmio Sesc – embora não tenha vencido, foi uma experiência incrível ter sido classificado para a segunda fase!


Shield-Nano-Blue-Brown-RGB-HiResE, então, veio 2017!

Nossa, eu tinha planejado tanto, mas menos do que queria. Tinha encontrado tudo, menos o tempo. Tinha focado em tudo, menos na questão prática. Esse ano até consegui manter um ritmo agradável e até mesmo no meu grimório antigo (quem acompanha no instagram sabe que acabei de começar um novo) pude manter um diário de escrita.

Mas, agora, a vida decidiu que meu desafio não era vencer o nano, mas saber quando desistir do nano. A decisão mais difícil foi parar de forçar algo que não estava mais me agradando nem sequer dando prazer de produzir.

Claro, há muita coisa que posso aproveitar do que fiz, mas no 15º dia eu, oficialmente, declarei desistência.

E quer saber?

Foi a decisão mais sábia que já tive num nanowrimo.

Claro, fiquei bastante deprimido, mas agora posso focar em desenvolver nas 20 mil palavras feitas um material que me agrade de verdade e com a calma que faltava nesse mês.

Eu sei que ainda tem muita gente lutando pra vencer as páginas em branco e para vocês eu desejo sorte e muito, mas muito, café! Sei que vão conseguir, eu acredito em vocês!


É, acho que é isso.

Eu precisava só trazer essas declarações até vocês. Eu só queria manter um certo ritmo aqui e, hey, 2018 já está chegando! Daqui a pouco tem NaNo2018 e, aí sim, vou vencer! Esperem só pra ver as novidades do ano novo!


PADRIMGostou do conteúdo? Quer ajudar com a produção de mais e mais coisas como essas? Apadrinhe o Diário Lunar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s